Nivaldo Pereira Este é o Blog de Nivaldo Pereira

Acerca de mim

A minha foto
Estudante em pleno processo de desadaptação ao mundo actual(real) e de adaptação ao mundo utópico

Blog

31 maio 2009

If you're out there

0 Deixe o seu Comentário


If you hear this message, wherever you stand
I'm calling every woman, calling every man
We're the generation
We can't afford to wait
The future started yesterday and we're already late
Read more
0 Deixe o seu Comentário
Eis a Primeira pergunta a fazer neste mundo...
Claro que a segunda seria... porquê?
Read more

30 maio 2009

Apenas Imagine um mundo melhor

0 Deixe o seu Comentário

A música “”Imagine” traduz um sonho de fraternidade, onde todos tenham direito ao amor, ao respeito, à vida. É uma das letras mais significativas de John Lennon, quanto ao conteúdo. Caracteriza uma época conturbada, momento de agonia, pela passagem da Segunda Guerra Mundial e depois pelas revoluções que assolaram o mundo na década de 70. Marcante pelo tom de voz, pelo discurso colectivo e por ter envolvido o mundo, transformando-se num hino à paz.
Read more

29 maio 2009

Não, não é cansaço...

0 Deixe o seu Comentário
Não, não é cansaço...
É uma quantidade de desilusão
Que se me entranha na espécie de pensar.
É um domingo às avessas
Do sentimento,
Um feriado passado no abismo...
Não, cansaço não é...
É eu estar existindo
E também o mundo,
Com tudo aquilo que contém,
Como tudo aquilo que nele se desdobra
E afinal é a mesma coisa variada em cópias iguais.

Álvaro de Campos
Read more
0 Deixe o seu Comentário
Read more

Matxikado vs Religião

0 Deixe o seu Comentário
Há algum tempo um testemunha de Jeová que encontrando-me no caminho de casa interpelou-me para que discutíssemos algumas questões bíblicas; tendo eu algum tempo satisfiz-lhe o desejo, e por lá ficamos cerca de uns 10 minutos, mas no meio da conversa eis que pergunto ao T.J. se ele faz o bem por achar que é bem fazê-lo ou fá-lo porque Deus assim o exige, e a resposta foi "faço porque assim Deus o pede", então perguntei-lhe, e se não existisse Deus?? serias mau??

Esta é a pergunta que tenho a fazer a todos os que acreditam n'algum Deus...
Read more
0 Deixe o seu Comentário
"O objectivo primordial e necessário de toda a existência deve ser a felicidade, mas a felicidade não pode ser obtida individualmente; é inútil se esperar pela felicidade isolada; todos devem compartilhar dela ou então a maioria nunca será capaz de gozá-la." (Por: Robert Owen)
Read more

23 maio 2009

Os 7 saberes necessários

0 Deixe o seu Comentário
Edgar Morin, sociólogo e filósofo considerado um dos pensadores mais importantes do século XX e XXI, escreveu o livro "Os sete saberes necessários à educação do futuro", apresentando o que ele mesmo chama de inspirações para o educador e que é comummente chamado de " Os 7 saberes", onde se refere aos saberes necessários para uma boa prática educacional.

1º Saber: Erro e ilusão

Não afastar o erro do processo de aprendizagem, integrar o erro ao processo, para que o conhecimento avance.

2º Saber: O conhecimento pertinente

Juntar as mais variadas áreas de conhecimento, contra a fragmentação.

3º Saber: Ensinar a condição humana

Não somos um algo só. Somos indivíduos mais que culturais, somos psíquicos, físicos, míticos, biológicos, etc.

4º Saber: Identidade terrena

Saber que a Terra é um pequeno planeta, que precisa ser sustentado a qualquer custo. Ideia da sustentabilidade terra-pátria.

5º Saber: Enfrentar as incertezas

Princípio da incerteza. Ensinar que a ciência deve trabalhar com a ideia de que existe coisas incertas

6º Saber: Ensinar à compreensão

A comunicação humana deve ser voltada para a compreensão. Introduzir a compreensão; compreensão entre departamentos de uma escola, entre alunos e professores, etc.

7º Saber: Ética do género humano

É a antropo-ética. Não desejar para os outros, aquilo que não quer para você. A antropo-ética está ancorada em três elementos:

  • Indivíduo
  • Sociedade
  • Espécie
Na questão prática de aplicar os 7 saberes, a questão fundamental é que o objectivo não é transformá-los em disciplinas, mas sim em directrizes para acção e para elaboração de propostas e intervenções educacionais.

(Fonte: aqui)
(Mais detalhado: aqui)

Read more

Tempos modernos

2 Deixe o seu Comentário
Read more

22 maio 2009

0 Deixe o seu Comentário
Creio, e creio profundamente, num mundo melhor. E isto é para mim um benefício bem mais real do que esta miserável quimera que devoramos e que chamamos vida; e isto tenho constantemente diante dos meus olhos; creio-o com todas as verdades da minha convicção, e depois de tantos estudos e de tantas provações, isto constitui a consolação suprema da minha alma.

(Desenho e Texto:Victor Hugo)
Read more

21 maio 2009

Ética Pessoal e Profissional - Uma Visão Sociológica

0 Deixe o seu Comentário
Muito vamos aprendendo no desenrolar das nossas vidas. Se há coisa que deveria estar em primeiro lugar nas várias dimensões da vida é a Ética. Não apenas no contexto profissional, como também, e principalmente, no contexto pessoal. Se uma pessoa não consegue ser eticamente correcta a nível pessoal, conseguirá sê-lo a nível profissional?! Não me parece. Aliás, se um indivíduo não consegue ser eticamente correcto na sua dimensão pessoal, em nenhuma outra dimensão da vida o conseguirá – nem na dimensão profissional, nem na familiar, nem no círculo de amizade, etc.
Read more
2 Deixe o seu Comentário

(Desenho: Emmanuel Chaunu)
Read more

19 maio 2009

1 Deixe o seu Comentário

A lavagem cerebral é um forma séria de influência social que combina todas as abordagens para causar mudanças no modo de pensar de alguém sem que a pessoa consinta, e a principal arma para evitar manipulações é basicamente "parar e pensar nas coisas". O importante é saber que a nossa mente não está acabada, mas permanentemente em obras. Entender que somos influenciáveis e que a nossa identidade é mutável nos torna mais perspicazes na identificação de uma tentativa de persuasão.
Read more

15 maio 2009

Matxikado dento livro

0 Deixe o seu Comentário
Existem tantos livros para tão pouco tempo, livros vivos, livros mestres que falam sem responder,companheiros de muitas horas, companheiro do mundo e para o mundo,companheiros sábios, companheiros de todos nós...
Read more

13 maio 2009

Matxikado vs Gripe Suína

0 Deixe o seu Comentário

Opinion di Djinho Barbosa: Será que se isto der para o torto, teremos frotas de canoas em direcção ao continente africano? (Son di Santiagu)
Read more

12 maio 2009

Matxikado Promised Land

0 Deixe o seu Comentário
Martin Luther King tinha um sonho. "I've seen the promised land"(Eu vi a terra prometida), foi o que ele disse. "I may not get there with you. But I want you to know tonight, that we, as a people, will get to the promised land" (Posso não estar la convosco. Mas quero que esta noite saibam, que nós, como um povo, alcançaremos a terra prometida).

Todos temos os nossos sonhos. Certamente que tens a tua própria visão da terra prometida, e gostaria de ouvir essa tua versão, diga-me como é que a tua terra prometida é. Onde é que fica, e o que lhe faz ser especial?

(Fonte: www.thepromisedland.org)

Read more

Matxikado na um mundo novo

0 Deixe o seu Comentário
Read more

11 maio 2009

Matxicado vs Conformismo

0 Deixe o seu Comentário
Uma ligação interessante para um outro blog com um tema bastante interessante e pertinente:

Ku Frontalidadi:
Read more

10 maio 2009

Matxikado cu storia

1 Deixe o seu Comentário
Read more

Matxikado na dimensom di vida

0 Deixe o seu Comentário
Há algum tempo estava a ler a autobiografia de Martin Luther King Jr. e um dos seus discursos, não o I have a dream, mas um outro também cheio de significado me ficou gravado e penetrado de tal forma que seria imperdoável não partilha-la convosco:«AS TRÊS DIMENSÕES DE UMA VIDA COMPLETA»

O comprimento da Vida, o uso que lhe damos, não é a sua duração, não é a sua longevidade. É antes o impulso da vida no sentido dos seus objectivos e ambições pessoais. É a preocupação interior com o nosso bem-estar pessoal. A Largura da Vida é a preocupação exterior com o bem-estar dos outros. A Altura da vida é o esforço ascensional de aproximação a Deus. São estas as três dimensões da vida, e, sem o devido desenvolvimento de todas, nenhuma vida é completa. A vida no seu melhor é um grande triângulo. Num dos ângulo está a pessoa individual, no outro as outras pessoas e no vértice está Deus. Se os três ângulos não se concatenarem, se não trabalharem harmoniosamente em conjunto numa vida única, essa vida será incompleta.

(Fonte: Eu tenho um sonho: a autobiografia de Martin Luther King, Jr.; Pág:58)


Read more

09 maio 2009

Matxikado vs Pensar diferente

1 Deixe o seu Comentário
Pensar diferente é uma maneira de ser. Uma atitude incorporada ao comportamento de uma pessoa para fazer tudo cada vez melhor, de maneira simples e inovadora. Pensar diferente é uma habilidade que deve ser cultivada durante toda a vida. Pense diferente em tudo: nas artes, na vida familiar, com os filhos, nos tempos livres, no desporto, no trabalho, com os amigos e em todas as situações do dia a dia.

Para pensar diferente mantenha a tua mente aberta. Não aceite ideias apenas passivamente. Seja pró-activo. Procure novas maneiras de fazer as coisas. Passe a ser mais observador em tudo. Pense diferente para encontrar uma maneira para melhorar uma ideia. Considere várias alternativas. Nunca se contente com apenas uma alternativa.

O mundo com as suas rápidas mutações exige novas respostas para os novos desafios. Necessitamos de urgência. Accione frequentemente a sua imaginação e criatividade em todo seu potencial.

Pense diferente para ultrapassar os limites do que aprendemos na escola e com a experiência da vida. Vá mais além. Desbrave com alegria o seu poder criativo

Pense diferente a partir de agora.

(Fonte: António Carlos Teixeira da Silva, idealizador do projecto PENSE DIFERENTE)


Read more

08 maio 2009

Matxikado kau mau

1 Deixe o seu Comentário
Crime organizado evolui em Angola...
Read more

Matxikado vs Frases

0 Deixe o seu Comentário
Às vezes eu penso que o sinal mais forte da existência de vida inteligente em outro planeta é que eles nunca entraram em contacto connosco.

(Calvin & Hobbes)


No momento em que o escravo decide que não quer ser escravo, suas correntes caem ao solo. Se liberta e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravidão são estados mentais.

(Mahatma Gandhi)
Read more

06 maio 2009

Matxikado superficial

2 Deixe o seu Comentário
Vivemos numa sociedade que nos impulsiona a sermos realmente muito superficiais, sendo que evitamos tudo que possa ser mais "complicado", visto que o facto de pensarmos em assuntos mais profundos choca-nos, e não é por lapso que Nietzsche disse que "quem olhar com profundidade para o mundo adivinhará facilmente quanta sabedoria se encontra no facto de os homens serem superficiais... Que ninguém duvide que quem tem tal necessidade do culto da superfície já fez, uma ou outra vez, a tentativa de ir ao 'fundo.'"

Parece-me correcto e acertado dizer que o homem actual é mais do que em qualquer altura um homem sem escrúpulos, mesmo o mais santo dos homens... e perdoem-me se a alguém ofendo, mas, devo concordar com F. Nietzsche em relação a este tema, esta superficialidade é-nos justificada por Nietzsche como sendo "o temor profundo e desconfiado de cair num pessimismo sem saída que constrange os milénios a aferrarem-se a uma interpretação religiosa da existência; o temor próprio daquele instinto que pressente que o homem se poderia apossar da verdade demasiado 'cedo', antes de se ter tornado suficientemente forte, suficientemente duro, suficientemente artista..."

Ou seja no fundo temos medo das verdades, pelo facto de não estarmos preparados para suporta-la...
Read more

05 maio 2009

Matxikado vs Sociedade

3 Deixe o seu Comentário

foto:(justcallmejamie)
Read more

Matxikado Design by Insight © 2009