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23 maio 2009

Os 7 saberes necessários

Edgar Morin, sociólogo e filósofo considerado um dos pensadores mais importantes do século XX e XXI, escreveu o livro "Os sete saberes necessários à educação do futuro", apresentando o que ele mesmo chama de inspirações para o educador e que é comummente chamado de " Os 7 saberes", onde se refere aos saberes necessários para uma boa prática educacional.

1º Saber: Erro e ilusão

Não afastar o erro do processo de aprendizagem, integrar o erro ao processo, para que o conhecimento avance.

2º Saber: O conhecimento pertinente

Juntar as mais variadas áreas de conhecimento, contra a fragmentação.

3º Saber: Ensinar a condição humana

Não somos um algo só. Somos indivíduos mais que culturais, somos psíquicos, físicos, míticos, biológicos, etc.

4º Saber: Identidade terrena

Saber que a Terra é um pequeno planeta, que precisa ser sustentado a qualquer custo. Ideia da sustentabilidade terra-pátria.

5º Saber: Enfrentar as incertezas

Princípio da incerteza. Ensinar que a ciência deve trabalhar com a ideia de que existe coisas incertas

6º Saber: Ensinar à compreensão

A comunicação humana deve ser voltada para a compreensão. Introduzir a compreensão; compreensão entre departamentos de uma escola, entre alunos e professores, etc.

7º Saber: Ética do género humano

É a antropo-ética. Não desejar para os outros, aquilo que não quer para você. A antropo-ética está ancorada em três elementos:

  • Indivíduo
  • Sociedade
  • Espécie
Na questão prática de aplicar os 7 saberes, a questão fundamental é que o objectivo não é transformá-los em disciplinas, mas sim em directrizes para acção e para elaboração de propostas e intervenções educacionais.

(Fonte: aqui)
(Mais detalhado: aqui)

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